Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 18 de maio de 2012


Ali Babá é uma personagem fictícia baseada na Arábia pré-islâmica. O conto está descrito nas aventuras de Ali Babá e os Quarenta Ladrões, que faz parte do Livro das Mil e Uma Noites ou (Noites na Arábia)... 
 
Ali Babá, um pobre lenhador árabe, esbarra com o tesouro de um grupo de quarenta ladrões, na floresta onde ele está cortando árvores. O tesouro dos ladrões está numa caverna, que é aberta por magia. A gruta abre-se usando-se a expressão "Abre, ó Simsim" (geralmente escrito como "Abre-te Sésamo", em português), e fecha-se com as palavras "Fecha, ó Simsim" ("Fecha-te Sésamo"). Quando os ladrões saem, Ali Babá entra na caverna, e leva parte do tesouro para casa.
 
O irmão rico de Ali Babá, Cassim, questiona o seu irmão sobre a sua inesperada riqueza, e Ali Babá conta-lhe tudo sobre a gruta. Cassim vai até a gruta para tirar mais uma parte do tesouro, mas na sua ganância esquece as palavras mágicas para abrir a caverna e os ladrões acabam por encontrá-lo lá e matam-no.
 
A história tem a sua origem na saga do rei Ali Babá do Sudão, do povo de Beja (habitavam perto de Port Sudan). Aquele rei recusou-se a pagar os impostos a Al-Mutawakkil, o décimo califa legatário de Bagdá. O rei rebelde selou todo o ouro nas montanhas e impediu os funcionários de irem à região do Mar Vermelho. Bagdá enviou o seu exército para manter o seu poder sobre a comercialização do ouro do mundo islâmico (acredita-se que o Sudão fornecia mais de sessenta por cento do ouro aos Abássidas na época pré-cruzadas) e, em cinco anos, a rebelião foi esmagada.
 
Faz uma reflexão do parecer do conteúdo narrado acima, no que se refere a situação sócio-política de Angola. Acha que se tira algum proveito! Intercalando o assunto, estamos perante uma situação lastimável, cada um por si, M com M e Angola para mais ninguém! Tudo é deles de Binda ao Nene... E ainda roubam dos demais que não tem nada. No entanto, esconder a riqueza que não te pertence ou ser orgulhoso de mais dá azar não vos levara a nada! É melhor eu me calar e vocês dão a vossa opinião!