Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 30 de abril de 2014

VIA EXPRESS II



NOVAMENTE NA "VIA EXPRESS II"...

Há muito que se ouvia dizer que "Nem tudo que brilha é ouro e nem toda água é para beber", ai daquele que beber a água da torneira, está turva disse a EPAL... Euêêêêê, kkkkkk, hehehe (risos)! Mas, é assim mesmo o ditado, — Ou seja "Nem tudo que brilha é ouro".

Isto é verdade, "Nem Tudo que Parece é". Hoje celebra-se mais uma vez o Dia do Trabalhador ou o Dia Internacional dos Trabalhadores em numerosos países do mundo, sendo feriado no Brasil, em Portugal, Angola e em outros países. E tudo as vezes, parece que os trabalhadores em particular em Angola estão nos seus melhors dias, são bem tratados e remunerados. Nada disso, aqui é Deus nos acuda, estamos de mal a pior em muitos aspectos, apesar de houver já algumas mudanças, que ainda não acho muito significantes.

E uma das grandes causas desta celebre data é a reivindicação da redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias. Mas, ainda vemos pessoas a trabalharem acima da carga normal de trabalho sem remuneração de horas extras ou outros incentivos económicos.

O Pacato cidadão humilde, filho de camponês  e como o Man Gomito diz, "Guerreiro da Banda". Todos os dia sai de manhã cedo, apanha o seu donga em busca do seu pão de cada dia honestamente, para alimentar-se e também aos seus.

Posto no local de trabalho para exercer as sua funções é deparado com pessoas desonesta, incapacitados, exploradoras com cargos de chefia, e que aproveitam-se da bondade dos outros para mostrarem que só eles é que trabalham. Cambadas de lambe botas, intitulados como "Chefes ou Gerentes"  que deixam todas suas tarefas no alheio sem serem executados, muitas as vezes por falta de capacidade de às efectuarem, que depois no ajusto de contas atiram as culpas nos seus subordinado por não cumprirem o prazo de entrega da mesma por serem delegado o trabalho já muito acima da hora.  Esquece do espírito do equipa, em assumirem junto os erros ou juntos acharem forma de solucionar a situação e empurra simplesmente a culpa. E se a situação for resolvida mesmos em precária situações pelo subordinado, não agradece o esforço e nem faz citação de quem solucionou o problema na hora de apresentar a mesma.

Os nossos irmãos que trabalham nas empresas de Segurança passam dos mais terríveis maus tratos, que não é preciso falar que todos os dias vimos isto nos nossos locais de trabalhos, nas ruas e por aí afora!

Muitas vezes, vamos vendo por aí o "Chefe ou Gerente" feito capataz com brilho escaldante de grande trabalhador em busca de erros dos outros ao invés de ensinar-lhe a fazer o correcto, procura saber quem faltou para penalizar, ao invés de saber que situação se encontra o seu funcionário. Nunca pergunta como vão os seus funcionários no serviço, não parabeniza ou incentiva pelos seus bens feitos. Esqueces sempre de um "Oi", mas está sempre à espreita de uma queda sua para puni-lo, sem ajudá-lo a levantar.

Este é um dos poucos casos e não o pior, muitos angolanos que trabalham até em empresas angolanas, tem passado por situações muito grave. Sem esquecer das situações das disparidades de salários, regalias e outros incentivos económicos, que não tem nenhuma comparação entre um trabalhador angolano e um estrangeiro, que é uma diferença muito enorme. O estrangeiro tem direito à transporte, residência, subsídio de alimentação, contas domésticas pagas e um salário bem gordo! 

Isto muita as vezes não vem à caso comparar, porque eles vem já de fora com um bom contrato assinado e nós muitas as vezes nem contrato temos.

Mas, não se esqueçam que temos todos os mesmo direitos, independentemente de como é o estatuto da empresa, devem prezar sempre pelo bem estar de todos os trabalhadores. Porque é com eles que constituem a empresa, desde as empregadas de limpeza até ao mais alto escalão da empresa.

Apesar de isto, não estar acontecer por falta de bom senso e descumprimento da Lei Geral do Trabalho do departamento dos Recursos Humanos, que tem o dever de zelar pelo empregado e nunca está a favor do empregado, mas sim do empregador. Esquecem dos valores morais e para agradarem os chefes vão avacalhando todos aqueles que eles acham que não podem se defender, para mostranrem que fazem bem o seu trabalho. E como sempre os estrangeiro estão sempre impunes. Mas, a culpa muitas vezes não são deles (expatriados). Mas sim, dos donos da empresa que criam situações que favorecem os mesmo.

Meus irmão angolanos, não se esqueçam que viemos ao mundo sem nada (nus) e voltaremos ao pó simplesmente com roupas, por respeito aos mortos e dignidade de tipo de pessoas que éramos. E muitas as vezes, voltamos mesmos nus. Então, o pouco que muitos almejam é o que os ricos desperdiçam e pouco que temos hoje  é que o rico quer em troca de muito que tem em busca da vida, quando estão na na beira da morte. Meus irmãos, sejamos humanista, honesto e bons profissionais, não vamos pisando em cabeças indefesas, só para agradar o chefe.

A vida é curta e longos são as nossas necessidades da vida, nem todas podem ser supridas. A cada dia é um dia, uma coisa de cada vez,  não é com maldade, arrogância ou ganância, que vamos chegar ao topo. E se assim chegarmos, como muitos lá chegarem pisando na cabeças dos outros,  mesmo assim não tiveram como prémio à "Vida Eterna".

Tiveram sim as coisas fúteis da vida, prazeres ou vivências deste imundo mundo e perderam o amor, carinho de próximos e felicidade no sentido real da vida. A verdadeira vida familiar, sem jogos de interesses, com pai, mãe e filho vivendo em armonia com paz e amor!

Por isso, viva a vida e respeita as regras da vida... Ele é trabalhador, não é escravo ele é ser humano como tu!

VIVA O DIA DOS TRABALHADORE! —VIVA, VIVA e VIVA!!!