Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Não importam a dança!


 (A África é rica no que se diz à cultura tradicional)

A dança é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. No antigo Egito já se realizava as chamadas danças astroteológicas em homenagem a Osíris. Na Grécia, a dança era frequentemente vinculada aos jogos, em especial aos olímpicos. A dança se caracteriza pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre). Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciais por ela.

A dança pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento ou cerimónia. Como arte, a dança se expressa através dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público, que ao longo do tempo foi se desvinculando das particularidades do teatro.

Actualmente, a dança se manifesta nas ruas em eventos como "Dança em Trânsito", sob a forma de vídeo, no chamado "vídeo dança", e em qualquer outro ambiente em que for contextualizado o propósito artístico.

E quando se fala de dança muito recorrem aos tipos de danças famosas reconhecidas mundialmente e esquecem das nossas danças tradicionais africanas

A Dança folclórica, típica de África que se trata-se de uma forma tradicional de dança recreativa do nosso povo, são muito boa e bonita de invejar. Por causa da poluição cultural que sofre a cultura africana por meio de costumes e hábitos estrangeiros (Europa, Brasil e America), os jovens em particular em Angola vão aderindo o que não é nosso e desprezar o é tradicional e da terra. Isso até, é vergonhoso!!!

Veja o grupo Werra Son dar seu show com os seus estilos de dança tradicional... Click ao link abaixo:

WERRA SON - EM GRANDE!
http://www.youtube.com/watch?v=DSYAqhRypZ4&feature=related