Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 30 de julho de 2014

O DESABAFO DE UM ZÉ NINGUÉM


Jê Dê Mais! ... É sempre assim, eu acho que estamos a ficar loucos. Esta cena da Globalização tendencioso, que nos leva a pensar que o mundo estará mais moderno, evolutivo, com mais paz, menos guerra e pobreza, muita as vez esquecem do real objectivo da VIDA.

Os países africanos discípulos desta tal Globalização,  que vão seguindo tais exemplo perdem-se da essência da suas realidades sócio-culturais e vão vivendo e seguindo tal exemplo todos formatados. Todos agindo de maneira emediatista, imitando até maus  exemplos. Vem aí as ondas dos Laramistas, Lombadista  e sei lá quê...

Esquecem que isto é a onda da fabricações de indivíduos como figuras públicas para enriquecerem os seus grandes impérios, vão sendo usados como meios e espaços publicitários, nos Show's e eventos do ÉM'enda, e como um mera propaganda é esquecida no anonimato depois de atingirem os seu objectivos. E como uma camisa de vênus são deixado no balde de lixo ou numa sanita como merdas, após a satisfação sexual... Nunca mais ouvirão falar deles, serão só os simples e acabados sicránios. MUITO CUIDADO!

Eles gostam assim, claro que sim, eles abafam o sofrimento do povo com entretimentos sangrentos, assassinando ao vivo e a cores os nossos valores culturais, tudo em nome da Angola, da Pátria e do Partido no Poder juntamente com os pobre, humilde e POVO BURRO... tal como o Império Romano faziam  na antiga Roma com Gladiadores em grandes combates sangrentos ou contra animais ferozes, como espectáculos com grande banquetes e delírio do povo, que abafavam as sua mágoas e sofrimento neste cenário.

Calam-se, calam-se e calam-se "O país tá mbora bom... o País Têm Rumo", assim vão dizendo os madiés  da ÉM'enda. Os que vivem a base do esquema garantido pelo sistema... Sãos eles dos Exeki,  que estão a Produzirem mais e a Distribuírem melhor as riquezas da Nguimbi... Não vêem que temos menos mussequeses e mais Kilambadas, não vêem que temos mais empregos que desempregados, temos mais bibliotecas que Clubs, Discotecas, Cantinas e Janelas Aberta. Não vêem que Angola é o país que é mais fácil apoiarem a luta contra o SIDA, Sarampo, Cólerá e Ébola, do que festas  dos Tchuna e Xuxuados, Noites e eventos dos BBlaralombas e sei lá o quê... Angola esta bwê fixe meus irmãos "Isto é que vida pá", "Adeuuuusss"...

Desde os anos 2000 que vamos evoluindo na formação e profissionalismo, com  mais cantores e artistas fúteis do que médicos e enfermeiros... Ganham as eleições com a ÉM'enda, falsas promessas e depois vê-se o Isaiah morto por Jacaré Bangão e ninguém faz nada.


Quem te disse que angolano não gosta de trabalhar! Todo o filho segue têm como espelho e exemplo os país... É vocês que nunca bumbaram nenhum e deixaram este legado pra nós. Foram vocês que incutiram nos vossos empresários e gestores expatriados, dos vosso Impérios criado com o dinheiro do povo, que nós não trabalhamos, vocês disseram que angolano são preguiçosos e não são capacitados.

E quando chegamos neste locais de empregos somos ambalhados e avacalhados, somos obrigados a trabalhar feitos escravos e sem as mesma regalias e incentivos económicos com a dos Nguentas,  ao ponto de desmotivarem-nos e sairmos de lá de rasto.

Muitas as vezes, temos as devidas qualificações exigidas. Mas, como o BOSS já sabe do esquema, "este é mbora mwangolé vai aceitar esta gorjecta" e como disse outro dia um Nguenta "estou aqui a trabalhar na terra dos preto". Nesta senda, nós somo deixados sempre em segundo plano, e só Deus nos acuda.

Mas também, como é que vocês querem que os angolanos trabalhem, se desde a independência que nos ensinam a guerra, a corrupção e bajulação. Foram vocês que nos implantaram na mente, que "O angolano não vive só do salário", pode ganhar uma miséria e através do esquema garantido pela ÉM'enda vai acrescendando o bolo, enquanto fores do sistema.

E como fazia o Colonos, hoje vocês da ÉM'enda só nos deixam estudarmos até 4ª Classe. E somo ensinados, que é mais fácil serem Bisineiros e Zungueiros... Eu e os meus kambas  e outros Kandengue de outros Musseques sonhávamos em serem Doutores e Engenheiros, mas o vosso sistema nos nos barrou, até cairmos como bêbados, por meio das vossas propagandas em maratonas, dos arreou, arreou das bebidas todas importadas com a vossa legal permissão, e que chegam a serem mais barata que uma garrafa de água!. E lá vão vocês a mandarem os vossos filhos a serem formados nas grandes universidades do exterior, porque cá é uma merda.

Muitas as vezes, do ensino médio não passamos, eles abriram as suas universidades sem qualidades de ensino e cobram um balúrdio que o povo não consegue pagar. E assim são obrigados a fazerem trabalho de escravos até se cansarem, porque não há qualquer ser vivo que a aguenta a miséria que implantaram aqui na nguimbi.

Após isso, o pacato cidadão é obrigado a ir em busca de melhores condições de vida, de qualquer maneira e a deixarem-se levar pela imoralidade da vida por causa das necessidades básicas da vidas, que esta ÉM'enda não cria.

E depois andam por aí a dizerem que há muita delinquência... O que vocês esperam se os cantores preferidos dos vossos filhos (de papai e mamãe), sãos os que instam a violência, criminalidade, putarias e ganzas do waia waia... eles apoiam, patrocinam e são convidados especiais nos eventos do filhos tais como a dos pais.

É desde as televisões que vocês gerem, que se ensina a delinquência, a imoralidade sexual e ensinam aos futuros do amanhã dos musseques a serem homossexuais, disbundeiros , vocês ainda dizem que se não serem da ÉM'enda, não terão futuro... Viva a nova Angola, a victória é certa e a luta continua...

São eles mesmo que dizem que primeiro é resolver o problema do povo, com esmolas:  inchadas, sacos de arroz, fuba, fardo, alguns chafarizes que só sai água no dia da inauguração, maratonas e bens materiais para alguns Bajús e depois fica mais fácil gamar a makalaka do cofre.

Epá, aqui na Nguimbi Jê Dê mais yha... Reclamar é pecado, manifestar é atentado ao estado, quem fala a verdade vai para o caixão e os bajulador são felizardos (com putas, gambás, lulas e vinho verde). Por isso, é melhor eu me calar para não ser inconveniente.

E lá vamos nós!