Pesquisar neste blogue

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Cultura cada vez mais curta


Antigamente por meio da TPA-Televisão Popular de Angola (antigamente), nós já apreciávamos a cultura tradicionalmente angolana, por meio de programas culturais, series que exibem modernismo e sem fugir da cultura ou tradição do nosso povo. Eram pouco os recursos, até então, usando ainda sinal de TV analógico a preto & branco e posteriormente TV a cores. O sinal da TPA só atingiu toda Angola em 1992.

Nós tínhamos uma essência, sobre o que exibir a população sem deturpar os hábitos, costumes tradicional e cultural do nosso povo. Nada de imoralidade sexual ou estimular uma sociedade para fins não culturais.

Nos dias de hoje, onde já podemos ver a nossa TPA em dois canais nacionais (TPA1 TPA29 e um internacional. A nossa TPA agora já pode ser exibida em padrões moderno, tais como: Televisão digital (DTV) e Televisão de Alta Definição (HDTV). Nessa dada altura, temos precárias informações sobre o nosso povo, sobre nossos hábitos e costumes de nosso povo.

Acabamos ver a partir de Angola a exibição do primeiro beijo gay na TPA 2, que é uma Televisão Pública de Angola, por meio de uma novela,  a  “ Jikulomessu”. O beijo foi marcado entre Pedro Hossi e Lialzio Almeida, que para muito foi um avanço para produção nacional.

É do nosso conhecimento que, a mídia tem relação com a mudanças sociais e de comportamento. A televisão, é detento dos meios de produção e difusão de informação, detém também do poder  da transmissão de idéias e valores. A exibição de imoralidade sexual, violência, criminalidade ou outros programas que deturpam os valores culturais. Torna-se uma arma viral, distruidora na maneira de agir e pensar de uma sociedade, que quase vai perdendo os seus valores culturais.

Eu não quero ser fundamentalista ou radical, daquilo que pode ser moderno, novo ou evolutivo, no contexto sócio-cultura ou económico actual. Mas, proporcionar de maneira livre sem pensar nos danos que pode causar a exibição de uma peça de TV, à uma criança, adulto ou a uma determinada sociedade é muita falta de responsabilidade social.

No Brasil, a novela já uma cultura e Rede Globo uma da maior pioneira neste ramo, só teve o primeiro beijo gay (entre homens) em novelas, depois de meio século. Foi no capítulo final de "Amor à vida” novela exibida em 2014. Outros beijos gays recentes na televisão brasileira foram entre mulheres. Na novela "Amor e revolução", do SBT, as atrizes Giselle Tigre e Luciana Vendramini se beijaram, em 2011. Na série "Força-tarefa", exibida pela Globo em 2009, o beijo foi das personagens de Hermila Guedes e Fabíula Nascimento.

E nós na nossa primeira estreia de uma novela séria, estamos logo a promover e propagar a praga da homossexualidade, sem intervenção ou fiscalização GOV.  A homossexualidade não são expressamente proibidos, embora outras leis podem ser aplicadas. Mas, os Artigos 70 e 71 do Código Penal Angolano prevê a imposição de medidas de segurança sobre as pessoas que habitualmente praticam atos contra a natureza.

Acompanhar a globalização, evolução ou o modernismo, não é usar o poder da TV de persuasão e de criar novos comportamentos, de acordo com os seus interesses particulares. Mas sim, é aproveitar tal mecanismo para promover os valores culturais, éticos e morais, para uma sociedade saudável.

Lá vamos nós!