Pesquisar neste blogue

terça-feira, 14 de abril de 2015

Minha refexão Juvinil Mwangolé


Eu acho que de ideias e projecto politicamente executáveis para o desenvolvimento da “Juventude Angolana”, para o executivo isto é que não falta e sempre teve. Porque até então, é do nosso conhecimento que apesar de pesares o Executivo tem pessoas competentes e projectos muito bons para juventude. 

Muitas as vezes já fomos capazes de verificar isto. O que falta mesmo é a “Vontade Política”, para a implementação de tais projecto com maior abrangências e significativa, transparente perante toda uma sociedade no geral.

É do conhecimento de “Executivo” que, a juventude é a força motriz para "Participação Social”. Participação esta que está relacionada com a influência e a participação nos espaços e nas organizações da comunidade e da sociedade, tendo relação com a vida associativa e sócio-comunitária, como a participação na vida escolar, nos clubes, nas associações desportivas, nos bairros. E ainda, pode incluir o envolvimento em causas e iniciativas, em obras filantrópicas, trabalho voluntário ou em movimentos comunitários.

Nisso, é de grande responsabilidade do Executivo garantir transparentemente um plano de Desenvolvimento com as seguintes bases:
  • A educação e Emprego que garanta a sustentabilidade que consiste com o empreendedorismo e economia solidária.
  • Delegar a juventude como maior veiculo para implementação da   Responsabilidades Social (meio ambiente e desenvolvimento sustentável).
  • Implementação de projectos interactivos e educativos, sobre cultura e arte juvenil
  • Apostar na tecnologia de informação como meio de engajamento  dos jovens na utilização e reprodução destas tecnologias, como um dos meios para o desenvolvimento da país.
  • A implementação efectiva do Estatuto da Juventude
  • A criação de Conselhos de Direitos da Juventude em estados e municípios
  • Promover espaços de discussão junto à sociedade civil juvenil, sobre a Política Nacional de Participação Social.

No entanto, com este factores citados inseridos e implementados de maneira séria, transparente, significativa e abrangente na sociedade num todo sem excepção, teremos uma juventude preparada e com sustentabilidade das actuais e futuras gerações, com maior “Participação Social”, para o desenvolvimento do nosso país. Porque não é só o "Zecutivo", que vai ajudar Angola a crescer temos que inserir a sociedade toda em comum, ao jovens essencialmente.

E Lá vamos nós!